Opinião


É indispensável para a um diálogo que as posições sejam definidas. Neste contexto podemos ter duas situações diversas: a opinião e a argumentação. A primeira reflete a posição pessoal de quem dialoga, revela seu ponto de vista sobre o tema. Sobre um mesmo tema, pessoas podem ter visões distintas de acordo com o seu conhecimento, histórico de vida. Por outro lado, a argumentação refere-se às razões da compreensão do sujeito.

A opinião pode ser formada por diversos fatores como ideológicos, religiosos ou mesmo por influência de grupos sociais. Não é raro alguém expressar uma opinião sem conseguir apresentar a argumentação que a fundamenta. A argumentação expressa os fundamentos da opinião.

As argumentações podem ser de ordem pessoal ou científicas. No fórum íntimo, alguém pode ter seus argumentos que podem ser válidos para o tema em debate, mas não podem se sobrepor as evidências da argumentação científica.

Neste espaço, trago a minha opinião sobre ações e fatos relacionados com o meio ambiente, sempre buscando evidenciar os argumentos que julgo válidos para tais posicionamentos. Grandes temas sobre meio ambiente, não estão sujeitos a opiniões meramente pessoais, por isso é indispensável que a argumentação seja consistente em termos científicos, jurídicos e sociais.

Os textos opinativos são do tipo dissertativo-argumentativos, por tal razão oscilam entre primeira e terceira pessoa gramatical, estabelecendo clareza entre opinião e argumentação. Aqui, no nosso caso, são textos objetivos, curtos e com linguagem simples.

Grandes temas sobre meio ambiente estão presentes no nosso dia a dia, por isso é fundamental que estejam relacionados com o momento em que vivemos, nossas experiências e conhecimentos.

Encontre um texto clicando nos títulos abaixo:

  • Caça de animais silvestres